MEMORIZAÇÃO - Memorizar um poema, não é apenas decorar os seus termos. È recomendável que a memorização ocorra simultaneamente com a interpretação.
POSTURA CÊNICA, INTERPRETAÇÃO E VOZ - Os gestos não devem ser muitos, nem exagerados, devendo ser coerentes.
Uma declamação simples não consiste em ler em voz alta um poema somente, a graciosidade está na adoção de uma voz dramática para o texto assim como expressões faciais e gestos coerentes que são muito bem-vindos. É possível ler o verso e declamar parte dele olhando para a assistência quando parte dele foi decorada. Recitar um poema decorado sem expressão nenhuma é o mesmo que fazer uma leitura ruim. Importa é que, decorando, pode-se utilizar uma postura mais expressiva.
A prática de bater os pés nas sílabas fortes é muito criativa, didática e em excelente caimento para todos os tipos citados acima. Ela tem origem nos poetas antigos que seguiam o sistema greco-latino de metrificação denominado pé justamente por esta razão.
Necessariamente haverão de ser indicados o nome de seu autor e o título do poema , antes de iniciar a declamação.
Tome notas diretamente sobre o poema escrito para marcar a sua forma de lê-lo. Faça notas diretamente sobre ele para dizer a si mesmo quando pausar, retardar o ritmo, gesticular ou alterar o seu tom de voz "marcando o poema". Você pode ter que experimentar com diversos estilos diferentes antes de encontrar algo de que goste. Indague-se quanto ao que pode soar melhor, leia desse modo em voz alta e descubra se você está certo.
Pense quanto ao que combina com o poema. Um poema dramático pode ser interpretado com grandes gestos e extremas mudanças na expressão facial. Um poema referente à visão sossegada de uma colina deve ser lido lentamente e com voz calma e tranquila.
Pratique ler o poema mais lentamente do que o pretendido. Quando você está à frente de uma multidão, é fácil permitir que o nervosismo e a adrenalina lhe apressem. Mesmo no caso de um poema que deve ser lido rapidamente, pratique começar lentamente e acelerar à medida que ele se faz mais empolgante ou tenso. Pause onde for natural, de modo que a interpretação pareça mais fluída. A pontuação deve ser lida e interpretada.
Concentre-se nas palavras mais do que na atuação. Mesmo um poema dramático deve se tratar primariamente do próprio poema, e não dos gestos e das vozes produzidos. Você pode ser mais exagerado do que na vida normal e cotidiana, caso creia ser mais adequado ao estilo do poema, mas não distraia às pessoas do significado real das palavras.
Tente falar cada palavra claramente. Não "engula" o final da sentença, deixando-a pouco clara ou silenciosa.
Se você não está certo quanto a quais gestos são apropriados, mantenha os cotovelos soltos ao lado do corpo e coloque uma mão sobre a outra, à sua frente. A partir dessa posição, você pode fazer pequenos gestos que pareçam naturais, ou manter-se imóvel, mesmo que sem rigidez.
Praticar frente a um espelho é uma ótima forma de conseguir uma ideia a partir da perspectiva da audiência. Você pode também gravar um vídeo de sua interpretação e assisti-lo posteriormente para conseguir ideias quanto ao que parece natural e ao que funciona ou não.
Respire fundo diversas vezes antes da interpretação. Isso melhorará o seu som e também acalmará o nervosismo.
Mantenha uma boa postura. Além de lhe fazer parecer confiante e preparado frente à audiência, manter-se com as costas eretas lhe ajudará a falar alta e claramente, de modo que todos lhe escutem.
Faça contato visual com a audiência. Enquanto você interpreta, deve estar olhando diretamente rumo aos olhos dos membros da plateia. Mova-se entre eles com frequência.
Faça com que a sua voz transporte toda a audiência. Há formas de fazer a sua voz soar mais alto e claramente sem gritar. Mantenha o queixo levemente elevado, os ombros para trás e as costas eretas. Tente falar a partir da parte baixa do peito, e não a partir da boca e da garganta.
Pronunciar cada palavra distintamente também ajudará a sua audiência a lhe entender.
Traga um copo de água para o palco, a fim de refrescar a voz se a interpretação durar por mais de um ou dois minutos.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Interpretar-um-Poema
Nenhum comentário:
Postar um comentário